Blog

Em 17/06/2020 09:38 - Dicas de Dona de Casa
Já pensou que a vassoura pode ajudar a disseminar vírus e bactérias pela casa?!
Item muito utilizado na faxina deve ser higienizado com frequência
    Compartilhe:
Foto: Divulgação Vassouras Caracol

E aí povo! Com a pandemia da Covid-19 nunca pensamos tanto em higine doméstica. Todos os dias ouvimos falar em uma série de protocolos de higiene recomendados pelos órgãos de saúde. A nossa rotina mudou com várias medidas sanitárias, como uso de máscara, álcool gel, lavagem das mãos e reforço na limpeza não só dentro de casa, mas também com tudo o que vem da rua e que pode ser um potencial contaminante. Assim estamos todos atentos a esse dito "novo normal", mas práticas rotineiras, como o uso da vassoura podem espalhar vírus e bactérias para outros cômodos da casa.

A vassoura além de levantar o pó do chão, espalhando-o pela superfície, também pode ser responsável por disseminar bactérias em diversos cômodos da casa. De acordo com Renato Ticoulat, presidente da Limpeza com Zelo, especializada em Limpeza Residencial, as vassouras utilizadas no quintal, não devem ser as mesmas utilizadas dentro de casa, para evitar que esses contaminantes, que podem até transmitir doenças, entrem na residência também, junto do pó, fios de cabelo, pelos de gatos e cachorros e o restante da sujeira. Também é importante que as cerdas da vassoura sejam higienizadas ao fim de cada uso. É recomendado que o excesso da sujeira seja retirado, batendo a vassoura contra a parede.

Ticoulat diz que para higienizar é fácil. "Se as cerdas forem de nylon, podem ficar de molho por 15 minutos em um balde com detergente neutro, ou 50ml de vinagre diluídos em água. Já as de fios naturais, também podem ficar de molho em água e sabão neutro. E lembre-se a vassoura só deve ser utilizada novamente quando estiver bem seca".

Outra dica de Renato é investir em um aspirador de pó com filtro HEPA e, se caso não for possível, não utilizar a mesma vassoura em ambientes distintos. “É o que chamamos de contaminação cruzada, quando transferimos a sujeira de um local a outro”, comenta.

Espero que as dicas tenham te ajudado.

Também dou muitas dicas no Instagram, me segue lá @taisabibi, aproveita e se inscreve também no canal do Youtube Taísa Bibi.

Até a póxima!

Taísa Bibi com Assessoria