Blog

Em 28/05/2020 10:30 - Dicas de Dona de Casa
Saiba como economizar gás de cozinha durante o período de isolamento
Com mais pessoas em casa por conta da pandemia essas dicas podem ajudar no orçamento doméstico
    Compartilhe:
Foto: Reprodução da Internet

E aí povo! Vamos aprender a economizar e amenizar o orçamento doméstico?! Com a pandemia o isolamento social é uma das medidas de extrema importância para reduzir a velocidade do contágio e os impactos em nosso sistema de saúde, porém, com mais pessoas em isolamento, os custos de gás podem comprometer ainda mais o orçamento das famílias nesse momento. Com o aumento do tempo em casa, podem surgir aumentos nos gastos básicos, como energia elétrica, água e gás. E o gás de cozinha tem aumentado muito nos últimos meses. 

Nessa hora, várias práticas passadas de geração em geração podem ajudar na redução do consumo, e mesmo com todos em casa, é possível fazer com que o botijão dure mais.

O Chama, é uma ferramenta que ajuda o consumidor a pesquisar preços e efetuar a compra de maneira fácil e rápida. Em sua rede, mais de 2000 revendedores de gás publicam suas ofertas, e o consumidor pode escolher com base na marca, preço e tempo de entrega. Todos os revendedores disponíveis no aplicativo são autorizados pela Agência Nacional de Petróleo e por isso seguem as mais rígidas normas de qualidade e segurança. Este fato dá ao consumidor a garantia de estar comprando um produto em perfeito estado, outro fator que impacta na economia do gás.

Então com as dicas do Chama vamos aprender a economizar na hora de cozinhar:

1 - Pré-aqueça o forno pelo tempo necessário: Alguns alimentos, como assados, requerem o pré-aquecimento do forno, mas não é preciso fazer isso por um longo período. Geralmente 10 minutos antes a 200 ºC fará com que a temperatura fique média e ideal para boa parte dos alimentos.

2 - Use panelas proporcionais à boca do fogão: O uso da panela deve ser equivalente ao tamanho da boca do fogão ou há desperdício de gás, pois parte do calor gerado acaba passando para o ar e não
para a panela.

3 - Use o vapor: Enquanto cozinha outros alimentos, é possível utilizar o vapor do preparo colocando uma escorredeira metálica sobre a panela para cozinhar legumes.

4 - Use a tampa da panela: O preparo de pratos como macarrão, por exemplo, permite que o cozimento seja feito com o fogo desligado ao usar a tampa. Para isso, basta deixar a água ferver, adicionar a massa, desligar o fogo e tampar.

5 - Forno fechado e cheio: Abrir e fechar a porta do forno muitas vezes é a receita para o desperdício de gás. Tente observar os alimentos utilizando a luz interna e, sempre que possível, asse mais de um alimento ao mesmo tempo.

6 - Evite colocar o fogão perto de lugares que corre muito vento, como: janelas, portas, ventiladores para que assim as chamas não apaguem e o gás escape.

7 - Corte em pedaços menores: Alimentos cortados em partes pequenas cozinham mais rápido, fazendo com que o gás seja menos utilizado.

8- Atenção aos sinais de que o gás está acabando: quando o botijão está no fim, as chamas ficam com as pontas avermelhadas, o que demonstra que a combustão não está sendo eficaz e que a pouca quantidade de GLP "queima" com dificuldade em reação com o oxigênio.

9 - Uma grande aliada na economia de tempo é a panela de pressão, que além disso reduz os gastos com gás. A pressão faz até os alimentos mais difíceis cozinharem com mais facilidade, sem que eles precisem ficar por tempo prolongado na panela.

Espero que tenha ajudado!

Também dou muitas dicas no Instagram, me segue lá @taisabibi, aproveita e se inscreve também no canal do Youtube Taísa Bibi.

Até a póxima!

Taísa Bibi com Assessoria