Blog

Em 18/06/2020 10:36 - Estilo de Vida
Dicas de atividades para fazer com as crianças na quarentena
A ideia é se divertir junto com os pequenos
    Compartilhe:
Foto: Divulgação

E aí povo! Estamos em um longo período com as crianças 100% do tempo dentro de casa, e para isso os pais e responsáveis têm que se reinventar para usar e abusar da criatividade, a fim de oferecer atividades que não apenas entretenham os pequenos, mas que desenvolvam também suas habilidades psicomotoras. A psicóloga e cradotado canal TotoyKids, Isa Vaal, selecionou atividades para fazer junto com a criançada. A coleção de vídeos do Totoykids pode ser acessada clicando aqui.

“Estamos enfrentando um momento delicado tanto para os pais, como para os filhos, que não entendem todo o cenário que estamos vivendo. Por isso, paciência e criatividade são algumas das chaves para ter sucesso nesta situação”, explica a psicóloga.

Para auxiliar os pais nessa tarefa, a psicóloga indica cinco atividades que podem ser feitas dentro de casa, com foco em crianças até 7 anos, para que junto das mamães, papais, todos possam se divertir juntos.

Vamos as atividades:

1 – Continue a história

Esta atividade une o universo online ao offline. Para isso, separe alguns dos brinquedos favoritos do seu filho e algum trecho de filme, desenho ou história que ele goste. No canal TotoyKids, por exemplo, é possível encontrar diversos vídeos com diferentes enfoques. Dê o play, deixe que a criança assista, e em determinado ponto pause. Em seguida, peça para que a história seja continuada a partir dali com os próprios brinquedos. “Essa é uma atividade que desenvolve a imaginação e o pensamento lógico da criança, apontada como algumas das principais habilidades para este século”, afirma Isa Vaal.

2 – Vista o personagem

Para esta atividade, papelão, recortes de personagens, cola, papel sulfite, tesoura e lápis de cor são os materiais necessários.


· 1º passo: Cole os personagens escolhidos sobre o papelão.

· 2º passo: Recorte o papelão para que ele tenha a forma do personagem.

· 3º passo: Coloque o personagem de papelão sobre a folha de sulfite e desenhe o contorno do corpo. Faça este contorno em quantas folhas achar necessário.

· 4º passo: Deixe que a criança desenhe diferentes trajes para o personagem.

· 5º passo: Recorte o desenho do papel sulfite, lembrando de deixar dois “ganchinhos” em cima para encaixar no papelão.

“Esta atividade permite que os pais façam uma viagem ao passado e relembrem sua infância, ao mesmo tempo que se divertem e investem um tempo de qualidade com os filhos, estimulam a criatividade de modo lúdico”, conta a psicóloga.

3 – Bateria de panela


A ideia desta atividade é transformar itens básicos que já estão presentes nas casas em algo divertido. Separe uma panela para você e uma para a criança, assim como uma colher de pau para cada um. Faça sons e peça para que a criança os imite. Para deixar a brincadeira ainda mais divertida, utilize este vídeo como inspiração. “Esta brincadeira desenvolve a coordenação motora dos pequenos e permite a integração entre pais e filhos”, revela Isa.

4 – Artesanato de reciclagem


Passando mais tempo em casa, a tendência é que mais lixo seja produzido. Com isso, uma saída para reutilizar esses itens é dar asas à imaginação dos pequenos e transformar esses materiais em arte. Separe caixas, garrafas e outros materiais que estejam destinados ao lixo, mas que possam ser utilizados. Junte a cola, tesoura, tinta, barbante, lápis de cor, canetas coloridas e outras ferramentas e deixe que os pequenos construam verdadeiras obras de arte. “Além de ganharem consciência ambiental sobre a questão da reciclagem, manusear estes materiais desenvolve a motricidade da criança”, explica a especialista.

5 – Cante e dance em diferentes línguas


Aproveite este tempo com os pequenos para aprender e ensinar em outras línguas. Use a internet para ouvir músicas e ver vídeos em diferentes idiomas com os pequenos, estimulando o aprendizado. Por exemplo, a música “Vírus Aqui Não”, da turma do TotoyKids, está disponível em português, inglês e espanhol. “Esta é uma ótima forma de ensinar as crianças, que principalmente até os 10 anos, têm mais facilidade para aprender, reter e desenvolver o conhecimento em novas línguas”, finaliza Isa Vaal.

Agora é só curtir com a criançada!

Gostou do conteúdo?! Me segue também no Instagram @taisabibi, aproveita e se inscreve também no canal do Youtube Taísa Bibi.

Até a próxima!

Taísa Bibi com Assessoria