Blog

Em 16/12/2019 20:47 - Geral
Crianças e adolescente de abrigo em Arapiraca viram doutores do ABC
A noite foi de acolhimento, amor e superação.
    Compartilhe:
Foto: Taísa Bibi

Da sombra do esquecimento para a luz da alfabetização. Nos olhos daqueles que ninguém enxergava, o amor chegou, e a última quinta-feira (12) marcou a vida de 10 crianças e adolescentes do Abrigo Maria das Neves  Borges, da cidade de Arapiraca, agreste de Alagoas. Em uma noite de sonhos e emoções, os formandos, com idades entre oito e quatorze anos, tiveram a formatura do Pequeno Cidadão graças ao grupo de pesquisa Estudos de Pedagogia Hospitalar da Faculdade de Ensino Regional Alternativa, Fera.

O abrigo conta com 18 crianças e jovens em situação de vulnerabilidade, todos frequentam a escola, porém nem todos eram alfabetizados, a exemplo de uma adolescente, de 14 anos, que está na sétima série do ensino fundamental mas não sabia escrever o nome.

De acordo com Susanne Messias, coordenadora do projeto e cuidadora social do abrigo, “o intuito foi de alfabetizar as crianças para que elas possam ter um futuro melhor, uma vez que as mesmas já se encontram em situação social de risco”.

Com os olhos cheios de lágrimas de alegria, as crianças agradeceram o momento, as idades e nomes dos meninos e meninas não serão revelados para preservar a integridade física, mental e social das crianças e adolescentes.

“A tia Susanne nos colocou no centro das atenções e mostrou que somos importantes”, disse um. “Vocês fizeram com que a gente enxergasse o mundo de outra forma”, falou outro. “Fomos incentivados a ver as coisas de forma diferente e positiva”, afirmou outro.

Ao som da canção “Foi com você que eu aprendi a repartir tesouros/ Foi com você que eu aprendi a respeitar os outros / Legal ter você aqui / Um amigo em que eu posso acreditar”, a coordenadora Susanne Messias agradeceu dizendo que “no ascender das luzes, no apagar das esperanças, surge o amor, naqueles que ninguém acreditava ou enxergava”.

A presidente da Acala (Academia Arapiraquense de Filosofia, Ciências, Letras e Artes), Carla Carla Emanuelle de Farias, parabenizou os acadêmicos pelo propósito de ir além dos espaços escolares e levar letramento, cidadania e educação. “A partir de hoje essas crianças irão além dos sonhos que tem. Através da leitura vocês tem como mudar a vida de vocês, e o sucesso de vocês é o nosso. Educação é uma semente que se planta com o futuro garantido”.

O coordenador do Abrigo Maria das Neves, Thiago Pereira, se emocionou ao falar dos desafios enfrentados diariamente pela equipe e as crianças. “Não é fácil estar no lugar de vocês, o caos traz lições difíceis. Vocês não sabem o quanto choramos para ver vocês sorrindo. E tudo começa em vocês. Tudo o que fazemos, mesmo quando vocês não gostam, é para a formação, caráter e crescimento de vocês, que hoje são as estrelas da noite”.

“Vocês nasceram para dar certo. Nunca parem de lutar, recomecem, não desistam de vocês. Enquanto vocês estiverem conosco eu vou confiar em vocês. Tenho orgulho de ser chamado de tio”, finalizou, muito emocionado o coordenador.

O evento foi possível graças à colaboração de vários parceiros, a exemplo da vereadora Gilvania Barros que agradeceu a todos, “mas de maneira especial ao grupo que trabalhou para as crianças e enxergou um futuro melhor para ela. Parabéns pelo amor, empenho e sensibilidade, de sair da sala de aula e buscar um mundo melhor para todos”.

A noite foi de acolhimento, amor e superação.

por Taísa Bibi

Mais Fotos

CARREGANDO...
+ Fotos