Blog

Em 29/01/2020 10:23 - Estilo de Vida
Clareamento dentário estraga o dente?!
O dentista William Barrozo explica tudo
    Compartilhe:
Foto: Dr. William Barrozo, Foto:Taísa Bibi

Muitos são os mitos e as verdades sobre o claramente dentário. Para esclarecer todas as dúvidas, batemos um papo com o dentista William Barrozo da Odonto Master Arapiraca.

Veja as perguntas e respostas e tire todas as suas dúvidas:

Qualquer pessoa pode fazer clareamento?

Dr. William Barrozo: Antes do clareamento a pessoa precisa fazer uma avaliação clínica, porque não pode fazer clareamento pessoas que não estejam com os dentes saudáveis, como quem tem dente para extrair, com cárie, sem ter saúde na verdade, porque todos esses procedimentos prévios são para devolver saúde para a boca. A boca estando com saúde pode fazer o clareamento.

Qual a idade mínima para fazer clareamento?

Dr. William Barrozo: A idade é contraditória, mas eu esperaria no mínimo uns 17-18 anos, mas tem gente que faz com 14-15 anos, é errado? Não tem nada que prove cientificamente, eu espero um pouco mais, o paciente já tem 17 anos mas tem um físico quase de adulto, eu libero, mas tem gente com 17 anos que é muito jovem, aí eu prefiro esperar a maturação da pessoa, porque não sabemos como está o desenvolvimento da polpa.

Claramente estraga o dente?

Dr. William Barrozo: Clareamento não desgasta do dente, ele penetra e atinge a segunda camada, que é a dentina, a primeira é a de proteção, que é o esmalte, o gel penetra e clareia segunda camada que é a dentina. Assim o clareamento não prejudica o dente, não deixa frágil, a camada protetora não é atingida e não prejudica, o que acontece é uma reação química dentro do dente, ele pode até ficar sensível, com dor, durante o procedimento, porque a gente está mexendo na camada que é sobre a parte viva do dente, que é a polpa, aí sim pode dar sensibilidade, mas tirou o gel, a sensibilidade acaba, mas não fica frágil e nem prejudica.

Depois de tempo posso fazer um segundo clareamento?

Dr. William Barrozo: A questão da manutenção do clareamento vai depender da alimentação, a molécula do alimento não consegue penetrar no dente, só que consegue grudar, aderir, aí vai depender da alimentação e da higiene. Se ficar vindo no dentista a cada seis meses, fazendo a manutenção certinha, a gente reativa aquela cor. Um clareamento vai durar de 1 a 2 anos, vai depender muito, então deve esperara no mínimo um ano para fazer uma nova sessão de clareamento.

Qual o melhor clareamento: caseiro ou de consultório?

Dr. William Barrozo: Não existe a resposta de qual é melhor, o lazer ou caseiro, existe uma diferença. O lazer é um ataque imediato com uma carga muito maior, a gente consegue o resultado imediato, só que tudo que é imediato, não tem durabilidade em duas ou três sessões a gente já consegue o resultado, só que esse resultado não é duradouro, tanto é que o clareamento de consultório eu indico que seja refeito de seis em seis meses.
Já o caseiro consegue deixar o tom mais branco e consegue fazer com que dure muito mais, vamos fazer uma analogia ao bronzeamento, você vai para o sol de meio dia, num instante você se queima, mas num instante sai, porque vai despelar, quando quiser que a cor dure, você vai vários dias seguidos mais cedo, e aí consegue manter o seu bronze por mais tempo, bem assim é o clareamento, por isso que vai depender da situação, de cada pessoa, para escolher se vamos usar o consultório ou o caseiro.
Mas com o caseiro a gente consegue ter uma efetividade muito grande, um nível de satisfação muito alto.

Qual é o mais barato?

Dr. William Barrozo: O custo benefício do caseiro é menor porque usamos um gel que é mais em conta. Então se torna mais barato. Eu indico que se a pessoa puder fazer só o caseiro é muito melhor. O choque que se leva no de consultório é bem maior, o dente fica mais sensível por mais tempo, mas lembrando que esse incômodo é passageiro, não vai prejudicar em nada o dente.
Então fica a critério da necessidade do cliente, no consultório é mais rápido, porém menos duradouro e o dente fica mais sensível, e no caseiro demora mais para fazer, mas o resultado eu considero mais satisfatório.

Agora que você já sabe tudo de clareamento é só agendar uma consulta com o Dr. William Barrozo, que atende na Odonto Master Arapiraca, que fica localizada na rua R. Manoel Leão, 49, Centro, Arapiraca - AL, mais informações (82) 99129-6935.

por Taísa Bibi